quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Meus amigos não são membros da Igreja, e Agora?

Texto por Karyny Belo

Eu amo estar entre os membros da igreja, e é uma verdade que quando estamos com alguém que entende nossas princípios é mais fácil mesmo expressa-los e vive-los. Mas, nem sempre nossas afinidades são compartilhadas com nossos amigos da igreja e temos outros grupos de afinidade.

Grupo da faculdade, da época da escola, do cursinho, de infância, grupo é o que não falta. 

Eu tenho muitos amigos na igreja, amigos casados, amigos solteiros, jovens que liderava que viraram amigos,líderes que viraram amigos. Mas às vezes eles têm os compromissos deles e eu tenho que arrumar outra pessoa pra sair. E veja bem, nada melhor de que um membro da igreja no meio daqueles que não são neh? Pois muitos não conhecem a verdade por não saberem onde acha-lás, e quem melhor que nos para mostra-lós isso?

Não é sempre que vamos ser bem sucedidos ao convidar ou compartilhar  o evangelho com nossos amigos não membros (acredite, eu já tive várias tentativas frustadas,haha). Mas isso, também, não impede que sejamos amigos deles.

Mas há momentos em que seremos bem sucedidos sim! Eu já passei por essa experiência  e acompanhei o processo de apresentar o evangelho a um amigo não membro e de ela passar por todo o processo até ser batizada. O sentimento é MARAVILHOSO.

Eu fui batizada em 2007 e sempre estava acompanhada do meu grupo de amigas da escola. Assim que eu conheci o evangelho eu fiquei muito interessada. Mas não queria me batizar no começo, mas depois de ser ensinada por 6 meses, eu tomei a melhor decisão da minha vida. Mas eu tive que mudar muitos hábitos que tinha antes. Eu lembro bem que minhas amigas saíam bastante aos domingos, iam pra casa com Piscina de uma delas e eu comecei a me sentir incomodada com aquilo, porque eu agora tinha que viver da melhor forma o Dia do Senhor.

Eu ouvi também alguns comentários que me deixaram tristes,assim como elas também disseram ouvir comentários vindos de mim, por causa das nossas diferenças. E por eu não conseguir manejar bem a situação eu descidir me afastar delas. 

Nos tivemos um Hiato de amizade de uns 6 anos, eu acho. 

Então, depois desse tempo e com um testemunho bem mais forte e mais madura eu descidi procura-lás. Sim,liguei e disse que queria vê-las, afinal eu tinha acabado de voltar do EUA e queria ver todas as pessoas que não via por um bom tempo. Hoje,5 meses depois do meu retorno ao Brasil,estou de volta ao grupo das minhas amigas da escola. Mas o que eu quero te dizer é como podemos manter nossa amizade viva e harmônica com amigos não membros sendo um firme membro da igreja.

1. Bom, está bem claro entre elas o que eu vivo e deixo de viver. Como por exemplo o Dia do Senhor,elas sabem MUITO bem, e deixei bem claro, que não gasto nem vou a atividades recreativas aos domingos. Há um respeito mútuo.

2. O que gosto mais nelas é o respeito que elas têm por minha escolha de viver a Lei da Castidade. Elas sabem que não participo de conversas inapropriadas, que não vejo nem ouço pornografia, e que as relações sexuais são para após o casamento. Então,elas têm um cuidado muito fofo e não me inserem em nada que vá me constranger. :)

3. Há respeito. Independente de eu ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos Dos Ultimos Dias , e a maioria delas não ter nenhuma religião definida, há muito respeito com nossas diversas crenças. Não é a falta de conversa sobre (porque a conversa sobre é essencial),mas sim quando houver uma conversa sobre os meus padrões ou os delas, há maturidade suficiente para entender que somos diferentes.

Acho que ter amigos é essencial na vida e que manter amizades que nos edificam também,sejam eles membros ou não. É necessário que eles saibam o que nos acreditamos e o que nos vivemos, se eles forem seus amigos de verdade, eles vão respeitar e te aceitar como você é.

"Os amigos que vocês escolhem os ajudam a progredir ou obstruem seu sucesso."  (Presidente Thomas S. Monson )



Nenhum comentário:

Postar um comentário