quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A garota Mórmon que vai representar o Brasil nos Estados Unidos

"Tudo que o sonho precisa para ser realizado é alguém que  acredite que ele possa ser realizado."
                                                                                                          (Roberto Shinvashiki)
Texto por Karyny Belo

Nos vivemos em um país cheio de problemas na educação, na saúde ,na política. Mas no meio de toda essa bagunça nos encontramos SIM esperança, força de vontade, determinação e vitórias diárias, conquistadas por brasileiros como eu e você!

Hoje decidi escrever sobre a  história da Lívya Santos, uma Alagoana mórmon de apenas 17anos que provou que todo sonho pode se tornar realidade quando se há o desejo de torna-lo real.

Novamente, pelo facebook, eu andei acompanhado mais uma história incrível e inspiradora de uma jovem SUD. Eu lí também algumas outras reportagens feitas com a Lívya,mas a procurei para saber da versão da história dela por uma perspectiva espiritual.

Assim como a Lívya eu também já ganhei uma bolsa para estudar nos Estados Unidos (Voce pode ler sobre isso AQUI ), e por isso fiquei tão feliz por ela. Pois sei o quanto essa experiência é enriquecedora. O programa que ela está participando é oferecido pela embaixada Americana.
Tá bom, então vamos ao que interessa. A história da Lívya.

Meu nome é Ana Lívya Almeida Santos tenho 17 anos, sou mórmon e sou uma jovem embaixadora 2016 
( O programa selecionou 50 jovens ao redor do Brasil entre 15 á 18 anos das redes públicas de ensino, para viver a experiência de intercâmbio durante três semanas nos Estados Unidos.Neste período, eles participarão, como representantes da juventude brasileira, de reuniões com autoridades do governo americano e outras lideranças da área social, visitas à Casa Branca e diversos pontos, dentre eles escolas, ONGs e museus.(Fonte Secretaria de Estado da Educação) ).

 Tudo começou quando meu professor de Inglês, Ednelson, pediu que um aluno lesse um texto em inglês. Como ninguém se pronunciou, eu decidi ler.
" Ouvi o sussurro do Espírito Santo, tenho certeza de que Deus me inspirou naquele momento, apenas uma leitura para começar minha jornada."
 O professor já sabia de meu potencial na língua inglesa, porém foi naquele momento que ele me olhou bem nos olhos e me falou sobre esse programa. Cheguei em casa e já comecei a pesquisar sobre o que era necessário e como me inscrever. Comecei a fazer minha pré-inscrição sem contar aos meus pais, pois na minha mente eu pensava "eu não vou conseguir". 

 Mas quando começaram a pedir cartas e documentos específicos eu percebi que o processo estava realmente ficando sério e poderia se concretizar.Realmente, por meios simples, grandes milagres podem ser realizados. Desde criança eu sabia que meu objetivo era viajar para os Estados Unidos, mas não tinha a menor ideia de como concretizar isso. Mas no fundo a única coisa de que eu tinha certeza era de que Deus iria preparar o caminho.

 A inscrição precisava de uma carta de recomendação de um professor, como o meu professor de Inglês estava de greve, pedi à minha professora de Português, Silvana, a fizesse. Outra carta foi feita por meu bispo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em relação ao meu trabalho voluntário que vai de arrecadação de alimentos e material higiênico até visitas a pensionatos e aulas tanto sobre assuntos religiosos quanto sobre valores humanos. Além de outros pequenos textos que eu elaborei para responder perguntas pessoais como "o que você deseja estudar na faculdade e por que?"

 Então, recebi um e-mail dizendo que eu havia passado nesta etapa e informando a data das provas escrita e oral.

 Meus amigos verdadeiros percebiam meu talento e sempre me davam força para seguir esse objetivo.
  "Algumas pessoas diziam que meu sonho era impossível, até riam quando eu comentava sobre, cheguei a manter meus planos em segredo para não ter que ouvir comentários negativos. Chorava muito pensando que talvez meus sonhos não se realizassem, porém os meus verdadeiros amigos sempre diziam que eu iria conseguir."
Em todo o processo de seleção eu ouvia meus amigos de verdade dizer: "Você vai passar, Lívya!". Eles confiaram em mim quando eu mesma duvidava de meu potencial.

No dia 11 de Agosto ocorreu a avaliação. A prova oral foi em conjunto com os outros jovens, as responsáveis faziam perguntas em inglês sobre nossos projetos voluntários e sobre nós mesmos. Já a prova escrita foi individual e com perguntas bem pessoais em que a resposta deveria ser um texto, como "se você pudesse falar com alguém que já morreu, com quem falaria e o que pediria para mudar?" e "qual o conselho que mais influencia na sua vida e quem deu?"

 Na semana seguinte, dia 20,  duas mulheres responsáveis da Secretaria de Educação foram visitar minha casa, tirar fotos e conversar com meus pais. Mostrei à elas meus desenhos e também fotos do meu irmão que está em São Paulo a serviço da igreja pregando o evangelho. Disseram-me que daqui de Maceió, minha nota nas provas oral e escrita foi a maior. Quando soube disso me dei conta do meu verdadeiro potencial.

 Eu acho que para alcançar meus sonhos eu precisei de foco, porque eu sempre tive em mente o que eu queria, então não foi difícil decidir nada em nenhum momento do processo de seleção, de paciência para esperar o momento certo e meio certos para que ele se realizasse. E também de esforço, eu posso não ser a melhor pessoa ou mais inteligente, porém sou eu mesma

Não há como negar que o que aprendo desde criança na igreja também foi de indispensável ajuda na minha formação pessoal e acadêmica. Primeiramente por conta dos trabalhos voluntários que de tanto fazer já se tornou algo natural em mim, fico feliz em ajudar nem que seja o mínimo alguém
" E como é dito nas escrituras, Deus é o que é pela sua inteligência. Acredito que sou filha Dele, herdeira de tudo que é Dele, mas para isso preciso me assemelhar ao máximo a Ele, procurando conhecimento em todas as áreas."
Então saiu a lista dos 50 Jovens Embaixadores no dia 29 de Outubro. Eu chorei? Eu gritei? Ainda não, não caiu a ficha! Tenho certeza de que esse é apenas o começo de minha jornada. Agradeço ao Pai Celestial e a todos que acreditaram em mim. Pude falar com algumas pessoas que não passaram no processo e tive oportunidade tanto de dar meu testemunho de que tudo acontece da maneira e na hora certas, quanto ouvir que eles estão mais motivados ainda em buscar seus sonhos. Todos somos muito jovens, não podemos perder tempo nem fé.

Para saber mais sobre o programa:

Site oficial da embaixada americana aqui no Brasil http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/enroll.html
Página Jovens Embaixadores: https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores/?fref=ts


Um comentário:

  1. Isso mesmo, O Senhor abre caminhos de uma forma que não entendemos, mas sabemos que Ele é O Responsável por tal milagre.

    ResponderExcluir