terça-feira, 19 de maio de 2015

Como eu vim parar nos Estados Unidos?!

Se voce ver minhas fotos por ai voce deve se perguntar:
" Como assim?? outro dia desses ela tava aqui em Maceio, e agora ja ta nos EUA!!! Queeee??!"
Ta, entao deixa eu te explicar como essa mudanca aconteceu na minha vida!

Quando eu tava no meu terceiro ano de faculdade um amigo (Marinho,essa e pra voce!) teve a facinante ideia de se inscrever no Programa Ciencias Sem Fronteiras. Tenho que confessar que eu nao fazia ideia do que era o programa ou o que precisa fazer para participar. Mas, esse meu amigo ai sabia de tudo e eu so fui na onda dele! hahaha





O programa Ciencias Sem Fronteiras e uma criacao do governo Brasileiro e tem por objetivo " promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional." ( Fonte )  O programa preve a utilizacao de 101 mil bolsas para alunos ao redor de todo o Brasil!

Entao algumas pessoas me perguntam como eu conseguir essa bolsa, e quem esta financiando ,entao aqui vai algumas perguntas e respostas frequentes sobre o programa. Todas essas perguntas se enconntram no site oficial do Programa.

Como participar?
Os candidatos de graduação precisam estudar em instituições brasileiras que tenham aderido ao programa. Já os de doutorado-sanduíche e doutorado pleno precisam ser aceitos nas universidades estrangeiras em que pretendem estudar antes de se inscreverem no programa. O candidato de ficar atento às chamadas que são abertas e divulgadas no site (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/inscricoes-resultados). As regras e os requisitos são disponibilizados em cada edital de acordo com a modalidade. As dúvidas sobre as chamadas podem ser esclarecidas  pelo telefone 0800-616161 (opção 0 subopção1).


Quais são as áreas prioritárias do programa?
• Engenharias e demais áreas tecnológicas;
• Ciências Exatas e da Terra;
• Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
• Computação e Tecnologias da Informação;
• Tecnologia Aeroespacial;
• Fármacos;
• Produção Agrícola Sustentável;
• Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
• Energias Renováveis;
• Tecnologia Mineral;
• Biotecnologia;
• Nanotecnologia e Novos Materiais;
• Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
• Biodiversidade e Bioprospecção;
• Ciências do Mar;
• Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação);
• Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
• Formação de Tecnólogos.


Por que o ENEM é pré-requisito para participação no programa?
O ENEM é considerado não apenas um indicador de qualidade para o ensino médio, mas também um dos instrumentos de política pública voltado a permitir maior democratização das oportunidades de acesso ao ensino superior. Procedeu-se a adoção do ENEM como indicador de mérito acadêmico atribuído aos candidatos do Programa Ciência sem Fronteiras da modalidade "Graduação Sanduíche" por sua consolidação como o principal parâmetro governamental de avaliação do desempenho dos estudantes brasileiros egressos do ensino médio, e sendo este progressivamente adotado pelas Instituições de Ensino Superior no país como meio de aprovação ao Nível Superior.


Quais os benefícios dos bolsistas do programa?
O programa Ciência sem Fronteiras disponibiliza para os bolsistas de Graduação Sanduíche os seguintes benefícios: mensalidade de bolsa, auxílio-instalação, auxílio material didático, passagens aéreas e seguro saúde. Para as outras modalidades, caso aplicável, são acrescentados os benefícios específicos, por exemplo, inclusão de taxas escolares (se exigidas pela Instituição) e taxas de bancadas.
Quais os requisitos para participação no programa?
• Ser brasileiro ou naturalizado;
• Estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras;
• Ter sido classificado com nota do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - com no mínimo 600 pontos considerando os testes aplicados a partir de 2009;
• Possuir bom desempenho acadêmico;
• Ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso de graduação.
Bom, essas sao algumas das perguntas frequentes que recebo, entao aqui esta alguns esclarecimentos!
Por experiencia propria digo que nao  e dificil conseguir essa bolsa nao, o detalhe e que voce tem que ser persistente! Por exemplo eu perdir a data do teste do TOEFL de graca, entao tive que viajar ate Recife para fazer o teste (pagando). 

Minha dica: Se voce tem um sonho de fazer um intercambio, essa e uma forma maravilhosa de fazer um! E voce sera eternamente grato ao governo Brasileiro por proporciona uma oportunidade incoparavel como esta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário